No final dos meses de janeiro e fevereiro de 2019, o Programa Polos de Cidadania da UFMG se reuniu com coordenadores e funcionários do Centro de Saúde Córrego Pereira e da Policlínica Municipal de Conceição do Mato Dentro.
O objetivo das reuniões era estabelecer novas parcerias e identificar apoiadores para a nova proposta de atuação do Programa Polos na região, que terá como foco ações de atenção e cuidado com crianças e adolescentes no contexto da mineração.
Durante as reuniões, foram debatidos diversos assuntos relacionados ao atendimento das crianças e adolescentes no município de Conceição do Mato Dentro, dentre os quais, destacam-se: o fluxo de atendimento das unidades de saúde em relação às crianças e adolescentes; o compartilhamento de informações entre as instituições que lidam com a temática; a percepção dos profissionais sobre as condições diversas de vulnerabilidade social e violações de direitos às quais este público encontra-se submetido; o atendimento às adolescentes grávidas; a ocorrência de DST’s, uso e abuso de drogas e inserção no mercado de trabalho.
O Centro de Saúde Córrego Pereira foi escolhido como alvo desta intervenção inicial do Programa Polos por ser o centro de saúde que mais atende pessoas em situação de vulnerabilidade social. Já a Policlínica Municipal é o centro de saúde referência no município, sendo estes setores aqueles que, muitas vezes, praticam as primeiras ações de atenção e cuidado às crianças e adolescentes.
Foram feitas entrevistas com os participantes com o objetivo de coletar dados para subsidiar possíveis ações futuras do Programa Polos de Cidadania na região.
Crédito das fotos: Equipe do Programa Polos de Cidadania.