"Esses projetos são muito bons para as comunidades, eles ajudam muito a todos nós. O pessoal da Cáritas sempre nos ajuda, apoia, são pessoas caridosas, carinhosas, tranquilos e de confiança. E isso é muito bom."
Obs: A senhora desta entrevista é mãe dos adolescentes que representam e apresentam o projeto revolução da juventude. Ela diz ser uma das melhores coisas que aconteceu para eles, os meninos adoram e dizem que além de mostrarem para a comunidade, através do teatro, o que eles passam, o que sentem, pois moram ao lado da barragem da Anglo American, eles conseguiram se desenvolver, se expressar melhor, aprenderam a compreender mais as situações.
Esta mesma senhora em entrevista, não conhecia os projetos citados, só o Casa de Farinha Quilombola e o Revolução da juventude, e os galinheiros agroecológicos, que não estão presentes no devido questionário. Em relação a estes, ela diz que ficou sabendo da divulgação, através do pessoal da Cáritas, e todos da comunidade que quisessem participar, poderiam. Tanto jovens ( que é o foco maior), como adultos. A experiência relatada, fora de que esses projetos da localidade do Passa Sete, uniu mais a comunidade, o que torna um campo mais afetivo, e viram que as pessoas são bondosas e caridosas, todas juntas em prol de uma luta só.
"O pessoal da Cáritas com esses projetos, pelo que vimos na nossa comunidade, onde tem o projeto do Remanejamento das Nascentes, onde somos abastecidos por ela, vemos que é muito bom e eles tem que continuar."
Obs: Esse senhor diz apenas ouvir falar de um ou outro projeto, mas o que ele conhece é o de Itapanhaocanga Nascente de onde mora, e todos de lá usufruem da mesma, pois é esta nascente que abastece a comunidade inteira.
Ficaram sabendo do projeto através do pessoal da Cáritas, e grande parte da comunidade se mobilizou a ajudar no cercamento dela. Fizeram um multirão e, em 27 dias, conseguiram cercar tudo e criar bebedouros para os gados vizinhos.
"Tudo que se teve ou está acontecendo ainda é processo produtivo. A iniciativa que culminou nesses projetos, do Ministério Público, de garantir os direitos, que foi negada, e passada para uma ação sistêmica desse porte, foi um impacto muito grande. Vemos que com esses projetos, muitos problemas foram minimizados através do trabalho e fonte de renda retirada dos mesmos. E dentro dessa capacidade de conhecer a comunidade, o trabalho que está sendo feito em prol de todos, e as visões desses projetos, a população se torna mais confiante e consciente de si e é o que lhes gera mais força para continuar e querer mais e mais. É incontável e incontestável o retorno positivo desses projetos. Eles são imensuráveis, não se dá para colocar no papel todos os beneficios vindos com eles."
"O pessoal da Cáritas podia continuar aqui por muito tempo, e a Polos que chegou esse ano para nós também. Os projetos foram bem divulgados, falamos na reunião do sindicato e tudo."
"Esses projetos trouxeram um desenvolvimento para a cidade, o pessoal agora almeja o trabalho, a sustentabilidade, tem o financeiro disso, com apoio do sindicato, da prefeitura e acho que esse trabalho deveria ser permanente. É excelente essa ideia de uma rede de projetos voltados para sustentabilidade, é muito bom ter uma entidade orientando para que o projeto, num todo, realmente aconteça. Houve boa divulgação, levantamento do pessoal, as divulgações foram em todas as comunidades, o pessoal da Cáritas passou em todas as casas falando, orientando. Está sendo muito bom saber que é viável essa ideia de que os projetos aconteçam realmente."
"Todo mundo teve oportunidade de estar participando, o pessoal da Cáritas mobilizou muito o pessoal, e eu que sou aposentado, tive a oportunidade enorme de conseguir continuar a minha produção, de onde tiro meu sustento."